Uso racional da água na agricultura

A fim de combater o desperdício na agricultura – importante atividade econômica da Bacia do Rio Doce –, o Programa de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura (P22) financia, através de recursos oriundos da cobrança pelo uso da água, a instalação de um equipamento que indica de forma simples quando e quanto irrigar: o irrigâmetro. Os beneficiados pela iniciativa são indicados pelo Comitê de Bacia Hidrográfica ao qual pertencem, a partir de critérios de seleção como o tipo de cultura, a localização geográfica e a zona de conflitos.

Após serem selecionadas, as propriedades são visitadas por técnicos, que analisam o tipo de solo, o sistema de irrigação, o produto cultivado e a temperatura do local. A partir das informações coletadas, o aparelho é customizado.

Os comitês dos rios Suaçuí, Caratinga, Manhuaçu, Guandu, Santa Maria do Doce e Pontões e Lagoas do Rio Doce investiram R$ 2,2 milhões na instalação gratuita do irrigâmetro, em propriedades selecionadas. Como resultado do programa, foram registrados casos em que a economia de água chegou a 70%. Além disso, a qualidade dos produtos cultivados melhorou. Ao todo, 240 proprietários rurais foram contemplados pelo programa em 61 municípios diferentes.