Terceira edição da Caravana das Águas do CBH-Suaçuí é realizada em Peçanha


10 jul/2015

Stands, apresentações culturais e palestras marcaram o evento

 O município de Peçanha foi sede da terceira edição da Caravana das Águas do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí (CBH-Suaçuí). O evento, realizado no dia 9 de julho no Clube Recreativo Mãe D’água, contou com a participação de alunos do município, representantes do Comitê, do IBIO-AGB Doce e convidados. O objetivo da Caravana, que também já foi realizada em Itambacuri e Governador Valadares, é levar as atividades do CBH aos municípios da bacia e conhecer de perto a realidade de cada região.

 Apresentações culturais

Na abertura do evento, alunos de escolas municipais de Peçanha acompanharam a apresentação da peça O guardião do rio, do grupo teatral Gota, pó e poeira. No enredo, o guardião da floresta luta em prol da recuperação do rio, que é ameaçado pelo despejo de efluentes. Em seguida, foi a vez dos índios da tribo Geru Tucunã Pataxó se apresentarem. Os alunos acompanharam a encenação de uma dança típica e puderam conhecer de perto parte da cultura indígena de Minas Gerais.

 Stands

Um stand do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí e do IBIO-AGB Doce – entidade delegatária e equiparada às funções de agência de água na Bacia do Rio Doce – foi montado, com informações sobre os projetos desenvolvidos e exposição do irrigâmetro, aparelho que indica, de forma simples, quando e quanto irrigar. Quem passou pelo clube também conferiu trabalhos desenvolvidos pela Polícia Militar de Meio Ambiente e pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), instituições que compõem o Comitê, além dos artesanatos produzidos pelos índios da tribo Geru Tucunã Pataxó. Animais empalhados chamaram a atenção das crianças que passaram pelo stand da PM. Já o IEF incentivou o plantio de árvores através da distribuição de mudas. Também estiveram presentes representantes da Copasa.

 Reunião Ordinária do CBH-Suaçuí

Como parte das atividades da Caravana das Águas, foi realizada no período da tarde a 30ª reunião ordinária do CBH-Suaçuí. Entre outros assuntos, foram abordados temas como a implantação do Programa de Recomposição de APPs e Nascentes (P52) no município de Peçanha, a elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico e adequação de fossas sépticas.