Rio Vivo cerca mais 1.000 nascentes e muda cenário das propriedades rurais


4 jan/2024

Com o objetivo de aumentar a disponibilidade hídrica, os Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce destinaram R$ 120 milhões para a execução das ações

A Iniciativa Rio Vivo, realizada pelos Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, encerrou o ano de 2023 com uma marca positiva. O programa chegou a 1.001 nascentes protegidas.   

O Rio Vivo tem como objetivo aumentar a disponibilidade de água por meio do cercamento de nascentes, além de promover o aumento da qualidade dos rios, aportando recursos para o desenvolvimento de projetos de esgotamento sanitário em propriedades rurais e de diminuição de sedimentos. Para a execução dos projetos e ações, os Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce destinaram 124 milhões, oriundos da cobrança pelo uso da água. 

“Alcançar essa marca representa o resultado do esforço coletivo de todos os Comitês da Bacia do Rio Doce, que vai continuar trazendo inúmeros benefícios à população da Bacia do Rio Doce”, destacou Flamínio Guerra, presidente do CBH Doce. 

Confira abaixo o balanço completo:  

Alto Rio Doce  

  •  Região do Rio Piranga
    204 nascentes cercadas  

 

  • Região do Rio Piracicaba
    356 nascentes cercadas  

 

  • Região do Rio Santo Antônio
    216 nascentes cercadas  

  

Médio Rio Doce
  

  • Região do Rio Suaçuí
    77 nascentes cercadas  

 

  • Região do Rio Caratinga
    148 nascentes cercadas  

 

  • Região do Rio Manhuaçu  

O edital para a contratação da empresa para realizar o serviço está em andamento

  • Baixo Rio Doce  

  O Ato convocatório para a contratação da empresa para realizar o serviço está publicado e pode ser acessado pelo link: https://agedoce.org.br/ato-convocatorio-no13-2023/