CBH Suaçuí aprova atualização do PAP, com previsão de investimentos de R$ 6 milhões  


22 dez/2023

Durante a última Reunião Extraordinária de 2023 do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí (CBH Suaçuí), foi aprovado o Plano de Aplicação Plurianual (PAP) – Biênio 2024/2025 – apresentado pela AGEDOCE, atualizado de acordo a revisão do Plano Diretor de Recursos Hídricos, finalizada em agosto deste ano.  A previsão é de que nos próximos dois anos o comitê desembolse cerca de R$ 6 milhões em programas e projetos voltados ao aumento da qualidade e quantidade de água na bacia.  

 A reunião foi realizada na tarde desta quinta-feira (21) e contou com ampla participação dos conselheiros. Além do PAP, foi aprovado Plano Orçamentário Anual (POA) – Exercício 2024 e a Agenda de Atividades do CBH-Suaçuí para 2024.  

 O PAP é regulamentado pela Portaria IGAM nº 52/2019 e deve incluir os componentes e programas do plano, bem como suas ações correspondentes, priorizadas durante o período de vigência do contrato e aprovadas pelo Comitê. O plano deve seguir eixos, como: Programas e Ações de Gestão, Planejamento e Ações Estruturais.  

 O presidente do CBH Suaçuí, Hernani Santana, destacou a importância de todos os conselheiros nesta última reunião, que deliberaram coisas importantes para o comitê, e comentou as expectativas para o próximo ano. “Para 2024, temos a missão de trabalhar ainda mais a conscientização da população da bacia, provocar mudanças atitudinais em prol das águas, visando quantidade e qualidade dos cursos d’água. Desejo um Feliz Natal e próspero Ano Novo e que, em 2024, voltemos com mais força.”