Suaçuí realiza a última plenária do ano e aprova calendário para 2025


28 nov/2024

 

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí (CBH Suaçuí) realizou, na manhã desta quarta-feira (27), a última Reunião Extraordinária do ano de 2024. O encontro ocorreu de forma online e teve como pauta principal a deliberação do Plano Orçamentário Anual (POA) para o exercício de 2025, a apresentação do modelo do Relatório de Implementação do PIRH Doce, além de um balanço das atividades desenvolvidas ao longo do ano. 

A reunião foi iniciada com a apresentação das ações realizadas em 2024, conduzida por Alex Cardoso, assessor da diretoria da AGEDOCE, entidade equiparada à Agência de Bacia Hidrográfica do comitê. Entre os destaques, foram mencionados os desembolsos realizados, incluindo o Programa PROTRATAR Projetos, que destinou aproximadamente R$ 600 mil para os municípios de Franciscopólis, São Geraldo do Baixio, São Geraldo da Piedade e Guanhães. 

Outro marco destacado foi a Iniciativa Rio Vivo, que já contabiliza 187 nascentes cercadas em localidades como Água Boa, Serro, Azul de Minas, Franciscopólis, Coluna, São Sebastião do Maranhão e Malacacheta, além da construção de quatro barraginhas em Água Boa, contribuindo para a preservação hídrica e ambiental da região. 

Na sequência, os participantes discutiram e aprovaram o Plano Orçamentário Anual para 2025, assim como o modelo de Relatório de Implementação do Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH Doce). 

Foi uma reunião produtiva, e tudo foi muito bem encaminhado. Estou bastante satisfeito”, afirmou Hernane Santana, presidente do CBH Suaçuí. 

Perspectivas para 2025 

O Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE) da Bacia do Rio Doce foi outro tema abordado durante a reunião. A ferramenta monitora 26 municípios da bacia hidrográfica, 16 pertencentes à bacia do Rio Suaçuí. Para aprimorar o sistema, que foi entregue em 2024, estando em fase de planejamento operacional, o CBH Doce aportou R$ 1,3 milhão. Visando aprimorar o uso do SACE, foi sugerida a realização de uma oficina presencial de treinamento para coordenadores de Defesa Civil, programada para ocorrer entre agosto e setembro de 2025. 

Além disso, foi proposta a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para analisar o documento relacionado à repactuação da barragem de Mariana, tragédia que ocorreu em novembro de 2015 e que completa 10 anos em 2025.