Sociedade Civil avança na criação de aliança com o SEBRAE para ampliar efetividade dos projetos e trabalhos nos Comitês de Bacia
Postado em: Notícias
Por: CbhAdministrador202109 0 Comentário
Aconteceu em Governador Valadares, de 20 a 22 de agosto, o 2º Encontro da Sociedade Civil da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Com o tema “Somando forças em defesa das águas”, o evento reuniu representantes de toda a bacia com o objetivo de fortalecer a atuação da sociedade civil organizada na gestão de recursos hídricos. A presença do SEBRAE no evento possibilitou o início das negociações para uma parceria de planejamento e trabalho.
Durante o evento, após a leitura da Carta de Princípios, com valores e compromissos fundamentais para pautar a atuação diante do desafio de aperfeiçoar as práticas de gestão dos Comitês de Bacias Hidrográficas, o CBH Doce convidou o SEBRAE para apresentação de experiências exitosas no que diz respeito ao fortalecimento da gestão dos recursos hídricos e da sustentabilidade.
Pierre Vilela, representante do SEBRAE, iniciou apresentação com o tema “A Importância da Governança”, cujo objetivo foi ajudar a pensar problemas e conduzir soluções, com uma metodologia estabelecida a partir de demandas das próprias municipalidades. Segundo Pierre, o SEBRAE sempre foi procurado com demandas voltadas também para o desafio da gestão dos recursos hídricos, através das pequenas empresas que também compõe o ambiente em que estão os Comitês.
O Programa Restaurar (estratégia para o desenvolvimento sustentável em territórios) mostrou com as experiências exitosas que é preciso conhecer os desafios, ajudar a implantar soluções para os problemas e, logo após, implementar as ações através de uma governança estabelecida. A iniciativa atua no sentido de ajudar a compreender o território, potencialidades, a dinâmica dos trabalhos, desafios, recursos disponíveis, o capital natural, e direcionar os esforços para o que for mais importante.
O foco da presença do SEBRAE no encontro foi aproximar os Comitês de Bacia da instituição, para ampliar a efetividade na gestão dos projetos. Ficou alinhado entre os representantes da sociedade civil do CBH Doce e o SEBRAE que será iniciado um trabalho estruturado de consultoria e suporte, com o intuito de ampliar o arranjo institucional. A proposta vai ao encontro do objetivo fundamental lançado na Carta de Princípios apresentada no evento, com ações voltadas para a os valores e princípios da transparência, participação e controle social dos recursos e das políticas públicas.