Sala de crise: monitoramento e previsão de chuvas para região do rio Doce são apresentados


8 dez/2022

A partir da solicitação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), realizou na tarde desta quinta-feira, dia 8/12, a reunião da Sala de Crise da Cheia do Rio Doce. No encontro foram apresentados os cenários monitorados e as previsões para o mês de dezembro.

De acordo com a coordenadora da Câmara Técnica de Gestão de Eventos Críticos (CTGEC), do CBH-Doce, Ariane Kelly, “o CBH-Doce tem o papel de agregar diversos atores que atuam na região, inclusive os que são responsáveis pelos monitoramentos, alertas e previsões. Ao solicitarmos a instalação da Sala de Crise, colocamos todos na mesma mesa para que as informações sejam unificadas e possíveis eventos críticos sejam mitigados.”

Situação meteorológica atual

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), há previsão de chuvas com precipitação acima da média para as próximas duas semanas, até perto do dia 22/12. A tendência é que tenhamos grandes acumulados de chuvas na região, principalmente próximo à divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Já para a terceira semana, a indicação é que esse cenário se prolongue – dezembro caminha para ser um mês com chuvas acima da média.

• Previsão esperada entre os dias 8/12 a 15/12: 20,00 mm a 300,0mm
• Previsão esperada entre os dias 8/12 a 15/12: 90,00 mm a 400,0mm

Inundações
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que realiza o monitoramento periódico dos níveis dos rios em nossa região, apontou que, de acordo com o boletim desta tarde (08/12/2022 – 14h), todos os pontos de monitoramento se encontram dentro da normalidade.

• Ponte nova
Houve uma variação no nível do rio no começo da semana devido às chuvas na cabeceira, mas dentro da normalidade.

• Nova Era
O rio responde às chuvas dos últimos dias, mas dentro da normalidade.

• Naque (Rio Santo Antônio)
Com as chuvas do início do mês atingiu a cota de atenção, mas, atualmente, está dentro da normalidade.

• Governador Valadares
Houve variação no começo de dezembro devido às chuvas à montante, chegou à cota de atenção, mas a situação já está regular.

• Rio Suaçuí Grande (Vila Matias)
Atualmente está abaixo da cota de atenção.

• Colatina
No Espírito Santo há grande acumulado de chuvas, houve elevação nos dias 2 e 3/12, mas não foi atingida a cota de atenção.

• Linhares
Alcançou a cota de atenção no início do mês, mas a cota de inundação não foi atingida. Atualmente está dentro da normalidade.