Relatório sobre recursos hídricos auxilia gestores públicos mineiros


10 mar/2015

Material elaborado pela Comissão Extraordinária das Águas serve de consulta para administrar crise nos municípios

A Associação Mineira de Municípios (AMM) compartilha o relatório final da Comissão Extraordinária das Águas, publicado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O material, fruto de um trabalho que começou em 2013, pode auxiliar os municípios a encontrar alternativas para as principais dificuldades detectadas no Estado em relação à gestão dos recursos hídricos.

O relator da Comissão, deputado Pompílio Canavez, apresentou o documento final com 26 recomendações, dentre elas, o fortalecimento dos comitês de bacia hidrográfica e a inserção dos temas água e segurança hídrica entre os prioritários da agenda do governador do Estado. O parlamentar destacou a realização de eventos institucionais que promovam a reflexão periódica sobre o tema e sugeriu que a Comissão deixe de ser Extraordinária e passe a atuar de forma permanente devido à gravidade do assunto.

Segundo Canavez, apenas 10% das cidades mineiras têm planos de saneamento. As demais não possuem corpo técnico capacitado para desenvolver os estudos e buscar recursos junto às esferas estaduais e federais.

De acordo com o relatório, estima-se que cerca de 40% da população global viva sob estresse hídrico em regiões com oferta anual inferior a 1.700 metros cúbicos de água por habitante, limite mínimo considerado seguro pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Além de problemas para o consumo, esse cenário coloca em xeque safras agrícolas e produções industriais, por isso os gestores públicos precisam atentar para as informações divulgadas no relatório.

Veja aqui o relatório

Fonte:  Portal AMM