Projeto Água e Gestão oferece 1.500 vagas em curso gratuito para educadores


7 mar/2016

“A capacitação apresenta diferentes formas de abordagem do tema “água” em sala de aula”

Estão abertas as inscrições para o “Água em Curso – Multiplicadores”, capacitação voltada para educadores que tem como objetivo levar metodologias de ensino e ferramentas para abordagem do tema “água” em sala de aula. O curso é ofertado pelo Projeto Água: Conhecimento para Gestão – convênio entre a Agência Nacional de Águas e Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), com apoio da Itaipu Binacional.

O curso é gratuito, ofertado na modalidade EaD (Educação a Distância), tem carga horária de 40 horas e ao final emite certificado. O público-alvo são os professores de ensino fundamental e médio; multiplicadores atuantes em organizações civis e empresas usuárias de água; além de jovens envolvidos com a temática. As turmas são acompanhadas por tutores.

Entre os conteúdos abordados estão o consumo sustentável da água, usos múltiplos, saneamento, saúde, qualidade da água, ciclo hidrológico, eventos críticos, regiões hidrográficas, disponibilidade hídrica. Para cada temática, o curso apresenta dinâmicas de sensibilização que podem ser aplicadas com distintos públicos, em especial os jovens.

Para a gerente do Projeto pela FPTI, Alexandra da Silva, o professor pode desempenhar um papel fundamental no sentido de aprofundar a abordagem sobre os recursos hídricos entre os jovens. “Nossa intenção é criar uma rede de mobilização e o curso é uma ferramenta de auxílio para o professor. Nesta capacitação, a ideia foi adaptar o conhecimento técnico em recursos hídricos para uma linguagem pedagógica específica para sala de aula, a fim de que o jovem entenda que ele faz parte dessa rede de participação e mobilização em prol da água”, diz.

Nesse semestre ao todo estão sendo oferecidas 6.000 vagas. Os primeiros 1.500 alunos já estão cursando. Além disso abertas as inscrições, até o dia 20 de março, para preencher mais 1.500 vagas. Para essas novas turmas as aulas online acontecem entre 28 de março a 01 de maio.

Para maiores informações e inscrições, acesse o site www.aguaegestao.com.br