MESTRADO GRATUITO EM GESTÃO E REGULAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS ESTÁ COM 266 VAGAS ABERTAS EM 14 UNIVERSIDADES PÚBLICAS


5 jan/2022

Cada universidade oferece entre doze e 32 vagas para o ProfÁgua. Inscrições terminam em 19 de janeiro de 2022 e aulas começam a partir de 21 de março. Curso tem 24 meses de duração.

 

Entre 18 de dezembro de 2021 e 19 janeiro de 2022, estarão abertas as inscrições para 266 vagas para o Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua). As inscrições para esta nova turma devem ser realizadas pelo site da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus de Ilha Solteira (SP), que é a instituição coordenadora do mestrado, que conta com a participação de outras 13 universidades públicas. O curso tem 24 meses de duração além do modo presencial, está ainda utilizando ensino remoto emergencial para realização das atividades acadêmicas e tecnologias de educação a distância (EaD), enquanto perdurar a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Criado e fomentado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), desde 2015 o ProfÁgua vem formando, em todas as regiões do País, profissionais nas diversas temáticas que envolvem os recursos hídricos, aprimorando suas competências pessoais e profissionais. Com este mestrado, o intuito é qualificar esse público para lidar com os desafios mais complexos da gestão e da regulação das águas no Brasil. Nesse sentido, as dissertações do mestrado sempre têm um caráter de conhecimento aplicado, o que efetivamente contribui para o aprimoramento da gestão de recursos hídricos.

A ANA já investiu um pouco mais de R$ 7,3 milhões para o funcionamento do curso, através do repasse de recursos para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que avaliou o mestrado com a nota 4 – a maior para novos cursos. Hoje já existem aproximadamente 300 profissionais com mestrado pelo ProfÁgua e outros 300 estão com seus projetos de pesquisa em andamento.

Os candidatos devem anexar os documentos listados no Edital de Abertura do Processo Seletivo ProfÁgua 2022 e pagar uma taxa de inscrição de R$ 76. Os interessados deverão apresentar proposta de projeto de pesquisa que seja aderente a uma ou mais linhas de pesquisa do mestrado, que são as seguintes: Instrumentos da Política de Recursos Hídricos, além de Regulação e Governança de Recursos Hídricos. Os projetos devem seguir as normas do Edital para o processo seletivo, que será realizado por cada uma das 14 universidades públicas que oferecem o mestrado profissional este ano.

A seleção também terá uma fase de análise dos currículos dos candidatos no formato da Plataforma Lattes, que constituirá a prova de títulos do processo seletivo. A análise de currículo levará em consideração o histórico escolar da graduação, experiência profissional, experiência em pesquisa e extensão e capacitação em cursos de especialização ou extensão dentro das áreas correlatas ao ProfÁgua. A terceira etapa do processo seletivo será realizada por meio de apresentação do projeto de pesquisa por vídeo. Segundo o cronograma da seleção, as inscrições serão homologadas em 02 de fevereiro e o resultado após os recursos será divulgado em 10 de fevereiro.

Os resultados da avaliação dos projetos de pesquisa serão divulgados em 25 de fevereiro, enquanto os resultados da análise de currículos e da apresentação por vídeo sairão em 14 de março. No mesmo dia, 14, será publicado o resultado final no site do ProfÁgua. As matrículas estão previstas para o período de 15 a 18 de março e as aulas começarão a partir de 21 de março, o dia que antecede ao Dia Mundial da Água.

 
Vagas 

INSTITUIÇÃO

CAMPUS

VAGAS

Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Manaus (AM)

16

Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Parintins (AM)

8

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Rio de Janeiro (RJ)

18

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Salvador (BA)

20

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Sumé (PB)

18

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Vitória (ES)

14

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Recife (PE)

12

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Porto Alegre (RS)

16

Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Boa Vista (RR)

18

Universidade de Brasília (UnB)

Planaltina (DF)

20

Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Cuiabá (MT)

19

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Ilha Solteira (SP)

12

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

São Paulo (SP)

20

Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Itabira (MG)

17

Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Ji-Paraná (RO)

18

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Campo Mourão (PR)

20

 

Informações 

Para mais informações sobre o processo seletivo do ProfÁgua os candidatos podem acessar o site https://www.feis.unesp.br/#!/pos-graduacao/profagua

 
Capacitação

Segundo a Lei nº 9.984/2000, que criou a ANA, cabe à instituição estimular a pesquisa e a capacitação de recursos humanos para a gestão de recursos hídricos. Por isso, a Agência oferece cursos continuamente para representantes de entidades que integram o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e para a sociedade em geral. Para saber mais, acesse o Portal Capacitação para a Gestão das Águas. A página oferece cursos gratuitos nas modalidades presencial, semipresencial e ensino a distância (EaD), todos eles com direito a certificado para quem conclui as atividades com o aproveitamento mínimo exigido.

FONTE: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)