IGAM divulga previsão climática para os próximos três meses na região


12 ago/2014

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) elabora, trimestralmente, um relatório com a previsão climática para o período em Minas Gerais. O trimestre que compreende os meses de agosto, setembro e outubro marca a transição do período seco para o chuvoso. Para o trimestre em análise, o esperado de chuva fica em torno de no máximo 300 mm/trimestre. Os maiores acumulados esperados de chuva estão no extremo norte do Jequitinhonha, sul da Zona da Mata e no sul da região Sul. Os menores valores acumulados esperados de chuva estão no norte da região Norte, com variação de 60 a 100 mm/trimestre.

Agosto

O mês de agosto esta dentro do período seco. Portanto, é normal chover pouco na maioria das regiões e até não chover em algumas. O Jequitinhonha e o Sul são as áreas com maior acumulado de chuva, chegando a 70 mm/mês. A região mais seca contempla o Norte de Minas Gerais e parte do centro do estado, que pode não registrar chuvas neste mês.

Setembro

O mês de setembro marca o fim do período seco no estado de Minas Gerais, apesar de se apresentar como seco na sua primeira quinzena e levemente chuvoso na segunda. O Jequitinhonha e o Triângulo são as regiões em que o acumulado de chuva chega a 80 mm/mês. O Sul do estado é a região mais chuvosa no qual o acumulado chega a 120 mm/mês. A área mais seca contempla o Norte de Minas Gerais, em que o acumulado varia entre 0 e 40 mm/mês. A partir da segunda quinzena é normal haver pancadas de intensidade moderada em grande parte do estado.

Outubro

No mês de outubro o índice pluviométrico passa dos 170 mm/mês. A região Metropolitana, Sul de Minas, Triângulo, Noroeste, Oeste, Campo das Vertentes e a Zona da Mata têm maior incidência de chuvas. O extremo norte da região Norte tem o menor índice pluviométrico que varia entre 60 a 80 mm/mês. Neste mês é possível ter eventos de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS); contudo, de curta duração.