CTI realiza 2ª reunião do 2º mandato


22 set/2014

DSC02488

 

Membros da Câmara Técnica de Integração (CTI) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce) participaram nesta quarta-feira, dia 17, do 2º encontro do 2º mandato. O evento foi aberto pelo presidente da Câmara, Edson Valgas, que submeteu para aprovação a ata da reunião anterior. Em seguida, Gilse Olinda, coordenadora do Grupo de Acompanhamento do Contrato de Gestão, falou sobre quem são os componentes do grupo, do questionário de avaliação do IBIO-AGB Doce (entidade delegatária e equiparada às funções de Agência de Água na Bacia do Rio Doce) e das demandas espontâneas encaminhadas pelos comitês de rios afluentes.

Após o intervalo para almoço, Fabiano Alves, do IBIO-AGB Doce, apresentou as etapas de implantação do Programa de Recomposição de Nascentes e APP’s, o P52, previsto no Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce (PIRH-Doce): planejamento e execução. A participação no Encontro Nacional de Comitês de Bacia (Encob) também foi tema da reunião. Os membros deram sugestões para o estande dos comitês da bacia do Doce no evento e deliberaram sobre o acompanhamento desse processo de elaboração do espaço pela Comissão Editorial.

Luiz Claudio de Castro Figueiredo, secretário executivo do CBH-Doce, também submeteu aos presentes a viabilização da produção de um Banco de Imagens da Bacia, o que foi aprovado pelos membros. A CTI se comprometeu a fazer um encaminhamento para o IBIO-AGB Doce, formalizando a autorização.

Ao final, a presidente da Câmara Técnica de Eventos Críticos do CBH-Doce e membro da diretoria colegiada, Lucinha Teixeira, relatou as últimas discussões no âmbito da CTGEC, ressaltando as medidas tomadas no que se refere ao período de seca. Também mencionou a criação novamente do Grupo de Trabalho sobre Cianobactérias, problema que tem se manifestado na Bacia nos períodos de estiagem, principalmente.

Ricardo Valory, diretor geral do IBIO-AGB Doce, também informou aos membros da CTI sobre uma agenda com Vicente Andreu, diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), no dia 30 de setembro.