CBH-Suaçuí promove seminário com tema Água e Sustentabilidade


14 jul/2014

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí promove, no próximo dia 16 de julho, o seminário Água e Sustentabilidade. O encontro, que tem como objetivo colocar em pauta assuntos relacionados ao uso racional e à preservação dos recursos hídricos, será realizado no auditório da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce), localizado na rua 14, nº 158, no bairro Ilha dos Araújos, em Governador Valadares.
Participarão do evento o diretor presidente do IBIO, Eduardo Figueiredo; a presidente do CBH-Suaçuí, Lucinha Teixeira; e o representante da Secretaria de Estado de Agricultura, Amarildo Kalil. Membros do poder público, da sociedade civil e dos usuários irão compor as mesas redondas e discutirão sobre o papel de cada seguimento na gestão de recursos hídricos da Bacia do Rio Doce.

PROGRAMAÇÃO:

8h30: Credenciamento e Coffee Break.
9h: Solenidade de Abertura – Diretoria do CBH-Suaçuí.
9h30: Explicação da metodologia de trabalho – Eduardo Figueiredo (IBIO)
10h: Caracterização da Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí, de acordo com o Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH-Doce) e seu respectivo plano de ação – Luciane Teixeira, presidente do CBH-Suaçuí.
10h30: Apresentação sobre o Zoneamento Ambiental Produtivo (ZAP) – Amarildo Kalil (Secretaria de estado Agricultura Pecuária e Abastecimento – SEAPA).
11h00: 1ª Mesa Redonda: Atuação da sociedade civil organizada na gestão dos recursos hídricos na bacia do Rio Doce com foco na bacia do Rio Suaçuí. Componentes: Instituto Terra, ABES e Ardoce.
15h30 – Coffee Break.
12h30 – Almoço.
14h: 2ª Mesa Redonda: Atuação do Poder Público na gestão dos recursos hídricos na bacia do Rio Doce com foco na bacia do Rio Suaçuí. Componentes: Prefeitura Municipal de Resplendor, Emater/Seapa, IGAM, IEF e Ministério Público Estadual/MG, ANA e AGERH.
16h: 3ª Mesa Redonda: Atuação dos Usuários na gestão dos recursos hídricos na bacia do Rio Doce com foco na bacia do Rio Suaçuí. Componentes: Vale, Copasa, Sindicato Rural de Governador Valadares, Cenibra e SAAE de Guanhães.
17h30 – Encaminhamentos do Seminário.
18h00 – Encerramento.