Câmara Técnica de Gestão de EventosCríticos do CBH Doce (CTGEC) elege nova presidência e relatoria
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Por: CbhAdministrador202109 0 Comentário
Representantes da Câmara Técnica de Gestão de Eventos Críticos (CTGEC) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH Doce) se reuniram no dia 1 de novembro para eleição da nova composição da Câmara e planejamento dos trabalhos ao longo de 2025. Lucinha Teixeira e Marlon Coelho foram eleitos respectivamente, presidente e relator da CTGEC pelo mandato de um ano.
O primeiro item de discussão na pauta foi a apresentação sobre a integração das previsões de chuva-vazão no Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Doce (SGB).
A convite da CTGEC, o pesquisador em geociências Bernardo Oliveira, responsável pela operação do SAH Doce, fez uma apresentação da nova ferramenta do Sistema de Previsão de Vazões e Níveis da Bacia do Rio Doce, lançada em agosto deste ano, durante seminário promovido pelo CBH Doce, em Governador Valadares (MG). “Após a entrega do produto, passamos por uma fase de atualizações para que a operação seja o mais otimizada possível. O modelo atual é baseado em vazão observada na bacia. Modelo com baixa incerteza, mas com pequena antecedência. Já o modelo contratado, apesar de ser complexo na análise de resultados, irá entregar as previsões de vazões com maior antecedência na bacia, o que representa mais tempo para que sejam tomadas medidas que reduzam os impactos das cheias”, explicou Bernardo.
De acordo com Bernardo, neste primeiro momento, o serviço será operado nas cidades a jusante de Governador Valadares. “O objetivo é trabalhar neste ano com o modelo de boletim chuva vazão para os municípios a jusante de Governador Valadares, na calha principal do Rio Doce. Pelos resultados da calibração, nesses municípios, foram observados menos falsos alertas de inundação. Além disso, são locais mais fáceis de monitorar se a onda de cheia está condizente com a previsão do sistema. A frequência de emissão desses boletins será de forma semanal e continuaremos enviando os boletins de monitoramento diário para o público em geral e defesa civil”, explicou.
Diante da complexidade da nova ferramenta, Bernardo sugeriu uma oficina voltada para os municípios que são monitorados pelo Sistema de Alerta. “Os desafios que temos pela frente são a automatização e saída de dados, esclarecer os usuários quanto às incertezas do sistema, qualificar os municípios quanto à interpretação dos dados e futuramente expandir o sistema para outras cidades. Sugiro ao CBH Doce a realização de um oficina para explicar o que é o Sistema de Alerta e como interpretar os dados, uma vez que haverá transições de governo a partir de janeiro”, afirma.
O assessor da Entidade Delegatária e Equiparada às Funções de Agência de Água da Bacia do Rio Doce (Agedoce), Alex Cardoso, lembrou que as capacitações estão previstas para acontecer.“Gostaria de frisar que podemos interligar o programa de eventos críticos com os programas de capacitação podem ser o ponto chave neste momento de divergências sobre o funcionamento do sistema”, acrescentou.
Nova diretoria do CTGEC é eleita
Após a apresentação do (SGB), o próximo item da pauta foi a eleição da nova composição da CTGEC. Lucinha Teixeira e Marlon Coelho foram eleitos respectivamente, presidente e relator até novembro de 2025.
Cabe à CTGEC propor diretrizes, planos e programas para monitorar e prevenir os efeitos dos eventos críticos na área da Bacia do Rio Doce, de modo articulado com os demais comitês da bacia hidrográfica e os órgãos da Defesa Civil, analisar mecanismos de articulação e cooperação entre o poder público, os setores usuários e a sociedade civil, no âmbito de toda a bacia hidrográfica, voltados para a minimização dos efeitos da ocorrência de eventos críticos na Bacia do Rio Doce, acompanhar estudos, projetos e ações relacionadas com a ampliação, modernização e integração do Sistema de Alerta de Eventos Críticos – SACE/CPRM e demais sistemas de alerta em operação na Bacia do Rio Doce.
O grupo definiu que serão realizadas cinco reuniões do grupo ao longo de 2025, sendo a primeira reunião de forma presencial. Após ressalvas e encaminhamentos finais a reunião foi encerrada.