ANA e CAPES selecionam projetos para produção de material didático sobre água


6 out/2015

A partir desta sexta-feira, 2 de outubro, está aberta a seleção de propostas de projetos para o Programa de Apoio à Produção de Material Didático para a Educação Básica (Projeto Água). Nesta parceria da Agência Nacional de Águas (ANA) com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), serão investidos R$ 800 mil em custeio para a produção de materiais didáticos sobre água, que serão utilizados em educação básica (ensino fundamental II e ensino médio). O sistema de candidaturas (candidaturas.capes.gov.br) estará aberto até as 18h de 4 de novembro para recebimento das propostas.

Podem participar da seleção projetos de instituições de Educação Superior públicas ou privadas sem fins lucrativos, que desenvolvam trabalhos educacionais sobre os seguintes temas: água; usos múltiplos da água e consumo sustentável; situação dos recursos hídricos no Brasil e no mundo; cuidado com a água e mobilização social – especialmente com o público jovem; casos de sucesso no cuidado com a água; e metodologias de ensino e aprendizado com foco na mobilização e participação dos jovens.

Cada instituição somente poderá enviar um projeto para a seleção e o valor máximo a ser repassado por iniciativa será de R$ 40 mil para itens de custeio. Os projetos selecionados terão um ano de vigência e não será admitida prorrogação, exceto se houver atraso no repasse de recursos. O resultado preliminar da seleção será divulgado em 13 de novembro no Diário Oficial da União e no site da CAPES: www.capes.gov.br. Nestes meios também será divulgado o resultado final em 30 de novembro.

Os materiais didáticos deverão promover a disseminação dos conhecimentos sobre o uso sustentável dos recursos hídricos entre os alunos. Além disso, os materiais deverão abordar os conteúdos sobre o tema água com caráter interdisciplinar e deverão ser disponibilizados em forma de mídias adaptáveis para uso em rádio, internet, TV, tablets e celulares.

Segundo o edital de seleção, os materiais deverão ter como referência os conteúdos do tema Meio Ambiente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), em que está alocada a temática da água, e ter caráter interdisciplinar. Para tanto, o edital recomenda que os materiais didáticos sejam desenvolvidos preferencialmente por equipe multidisciplinar.

Para mais informações sobre a seleção, as instituições de ensino podem entrar em contato através do e-mailprojetoagua@capes.gov.br ou pelos telefones (61) 2022-6581 / 6567 / 6993 / 6686 / 6743 / 6744 / 6573.

Texto:Raylton Alves – ASCOM/ANA