A força e a experiência das mulheres na construção do 2° Encontro da Sociedade Civil


23 ago/2024

Foi realizado em Governador Valadares, de 20 a 22 de agosto, o 2º Encontro da Sociedade Civil da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Com o tema “Somando forças em defesa das águas”, o evento reuniu representantesde toda a bacia com o objetivo de fortalecer a atuaçãoda sociedade civil organizada na gestão de recursos hídricos.   A participação e atuação das mulheres marcou a realização do evento. 

A sociedade civil, que representa interesses de diversos setores, torna legítima e democrática a gestão dos recursos hídricos com a participação ativa em todos os processos de planejamento, decisão e fiscalização. E, neste contexto, as mulheres têm papel importante e estão presentes no dia a dia da luta pela boa gestão das águas.  

O 2° Encontro da Sociedade Civil da Bacia Hidrográfica do Rio Doce teve como marca o protagonismo das mulheres nos debates e apresentação dos significativos resultados alcançados no aumento da presença feminina nas discussões sobre gestão hídrica. Elas também contribuíram muito com importantes reflexões durante o evento em pautas sensíveis e que precisam de debate com maior frequência para superar inúmeros atrasos sociais, ampliando a voz de populações minorizadas.  

Dessa forma, durante a programação, foi realizado o Painel Diversidade, em que mulheres lideranças na gestão das águas puderam compartilhar histórias de vida e experiências na luta contra o preconceito social de gênero, raça e adversidades enfrentadas no dia a dia de trabalho. O trabalho sólido delas fortalece a sociedade civil e os comitês de bacia, contribuindo para o equilíbrio de todo o sistema de gestão dos recursos hídricos. Certamente, um momento de reflexão muito importante para o encontro.