2° Encontro da Sociedade Civil possibilita apresentação e orientações sobre o uso dos instrumentos de gestão aos comitês
Postado em: Notícias
Por: CbhAdministrador202109 0 Comentário
Foi realizado em Governador Valadares, de 20 a 22 de agosto, o 2º Encontro da Sociedade Civil da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Com o tema “Somando forças em defesa das águas”, o evento reuniu representantes de toda a bacia com o objetivo de fortalecer a atuação da sociedade civil organizada na gestão de recursos hídricos.
O CBH Doce vive um movimento ímpar, com todos os instrumentos de gestão aprovados. A fim de acompanhar de perto a execução das metas estabelecidas para a implementação dos instrumentos e visando a importância de se fazer um trabalho coletivo e participativo, o CBH Doce apresentou os instrumentos de planejamento e gestão PIRH/PAP/MOP. Para além das questões técnicas, o foco foi a apresentação e discussão do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (PIRH) para que os presentes no evento conseguissem obter informações e aperfeiçoassem as práticas para, posteriormente, na rotina de trabalho, conseguirem acessar os dados com efetividade e orientarem melhor as ações.
Além disso, na apresentação do Programa de Efetivação do Enquadramento (PEE), o CBH Doce demonstrou que existem propostas para a Bacia do Rio Doce como um todo e para cada comitê de bacia e seus afluentes, com documentos com o planejamento e orientações para execução disponíveis para consulta pública. O principal desafio foi capacitar os conselheiros para levar a importância do enquadramento para prefeituras, sociedade civil, usuários da bacia hidrográfica.
O espaço para questionamento dos presentes após a apresentação possibilitou a solução de dúvidas sobre aplicabilidade dos projetos e planos institucionais do CBH, um momento de construção coletiva muito importante realizado no 2° Encontro da Sociedade Civil da Bacia Hidrográfica do Rio Doce.