CBH-Suaçuí tem novo vice-presidente


14 out/2016

cbh-suaçuí elege novo vice-presidente

Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí (CBH-Suaçuí) elegeram, no último dia 29 de setembro, o  novo vice-presidente do colegiado, o professor Hernani Santana, da Universidade do Vale do Rio Doce (Univale), que assume o cargo no lugar de Edson Valgas, que ocupava a vaga da Cenibra no CBH-Suaçuí.  De acordo com Santana, a necessidade de engajamento de atores da sociedade se torna ainda mais importante após os efeitos da contaminação do Rio Doce com rejeitos de minério. “A minha contribuição vai também como cidadão, independente do meu cargo dentro do CBH-Suaçuí. Assumo essa responsabilidade por um bem maior, que é a recuperação dos nossos mananciais”.

Como representante da Univale, Santana espera poder contribuir para o desenvolvimento dos programas que são desenvolvidos na bacia. “É muito válida a participação acadêmica, principalmente por causa da situação do Rio Doce como um todo”, explicou. De acordo com o professor, a instituição possui diversas linhas de pesquisa que podem acrescentar tanto nos projetos que já existem quanto em futuros trabalhos. Além disso, o novo vice-presidente ressaltou que a preocupação com a administração das águas está presente nas disciplinas dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental, que possui matérias ligadas ao planejamento de gestão de recursos hídricos. “Toda essa linha de pesquisa e extensão pode ser aproveitada e acredito que será bem-vinda no Comitê da Bacia do Suaçuí.”

Membro do CBH-Suaçuí há cerca de um ano, Hernani, que é mestre em Engenharia Ambiental, pretende utilizar a sua área de estudo na universidade – saneamento básico – para contribuir com melhorias para a bacia. “A questão do saneamento básico é um gargalo dentro da bacia. A região é extensa e não existe uma fórmula para resolver essa questão. Não dá para trabalharmos só o saneamento ou só a drenagem, por exemplo, de forma individual. É preciso investir em ações integradas, considerando que as quatro vertentes que compõem o saneamento devem ser trabalhadas juntas para que tenhamos resultados concretos”, afirmou.

Quer saber mais sobre o CBH-Suaçuí?

Acompanhe o nosso site e página no Facebook e fique por dentro de nossas ações!