CBH-Suaçuí entrega Plano Municipal de Saneamento Básico a 36 municípios da bacia


10 dez/2016

Comitê investiu R$ 3,7 milhões, oriundos da cobrança pelo uso da água

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí (CBH-Suaçuí) entregou, durante os meses de novembro e dezembro, o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de 36 municípios da região. Na ocasião, audiências públicas foram realizadas em cada localidade, com o intuito de discutir e aprovar o documento.

Entendendo a importância do saneamento básico para melhorar a qualidade de vida da população e possibilitar a conservação das águas, os Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio Doce concentraram investimentos no Programa de Universalização do Saneamento.  A iniciativa financia, através dos recursos oriundos da cobrança pelo uso da água, a elaboração dos PMSBs para os municípios da região que não possuem o documento e nem dispõem de recursos para confeccioná-lo. Em toda a Bacia do Rio Doce, 156 municípios já foram contemplados.

Investir em saneamento na Bacia do Rio Doce é primordial, pois, segundo dados do Atlas Brasil de Despoluição de Bacias Hidrográficas, cerca de 80% dos resíduos domésticos produzidos nas cidades da região são lançados sem tratamento no leito do Rio Doce e seus afluentes. Os planos representam um importante passo rumo à universalização do saneamento, pois permitirão aos municípios captar recursos junto aos órgãos de governo para novos investimentos.

Os municípios contemplados foram:

São José de Safira, Goiabeira, Peçanha e Divino das Laranjeiras

Virginópolis, Periquito, Itambacuri  e Cantagalo

Santa Efigênia de Minas, São Geraldo do Baixio, São Geraldo da Piedade, Sardoá e Divinolândia de Minas, Campanário, Virgolândia, São João Evangelista, Divinolândia, São Pedro do Suaçuí, Materlândia, Franciscópolis

Mathias Lobato, Galileia e Cuparaque 

São Sebastião do Maranhão, Frei Inocêncio, Marilac, Nacyp Raydan e Virgolândia

Frei Lagonegro

São Sebastião do Maranhão

Água Boa

Coroaci e Paulistas

Serra Azul de Minas e Rio Vermelho