Assembleia geral marca último dia do Encob 2016


8 jul/2016

A Assembleia Geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica (FNCBH) marcou o encerramento das atividades do XVIII Encob. Representantes do CBH-Doce e dos Comitês de rios afluentes participaram da reunião, em que foram feitos encaminhamentos e apresentadas as moções propostas pelos CBHs.

Em 2016 foram realizadas duas reuniões, sendo uma ordinária, para aprovação de moções e deliberações e outra extraordinária, para discussão do regimento interno do Fórum Nacional de CBHs. “Durante os preparativos para o Encob, a comissão organizadora fez uma análise do documento, que não é alterado há 18 anos. Nós propusemos algumas modificações e vamos submetê-las à análise da assembleia. Caso as sugestões sejam aprovadas, termos, ao final da reunião, o novo regimento interno no FNCBHs, explicou a segunda vice-presidente do CBH-Doce, secretária executiva do CBH-Santa Maria e membro da comissão organizadora do FNCBH, Gilse Olinda.

Moções

Foi aprovada durante Assembleia Geral do Encob a moção de apoio para a criação de uma unidade de conservação federal na região da foz do Rio Doce, sugerida pelo CBH-Barra Seca e Foz do Rio Doce. A moção foi aprovada pelo Fórum Capixaba de comitês e, depois, apresentada na assembleia. A criação da UC será importante para ajudar no monitoramento da qualidade da água da foz.

Encontros Setoriais

Outra atividade do Encob foram as plenárias setoriais, encontros em que os participantes se reúnem, de acordo com seu segmento, para discussões e alinhamentos. Foram realizadas reuniões entre representantes do poder público, usuários, sociedade civil, juventude, entidades delegatária e fóruns estaduais e interestaduais de comitês.

De acordo com coordenador adjunto do Fórum Nacional, Anivaldo Miranda, “os encontros setoriais visam o fortalecer o sistema de recursos hídricos e, com isso, possibilitam melhorias para garantir a melhoria da qualidade e quantidade da água”.  Ele destacou ainda a importância dos diálogos entre os membros e o fortalecimento das ideias compartilhadas durante o Encob.

O presidente do CBH-Suaçuí, Willian Vagner, participou na tarde dessa quinta-feira (7) da reunião com representes do poder público.

Comitês e Juventude

Vagner Sebastião Nandorf, membro do CBH-Doce e do CBH-Santa Maria do Doce, foi moderador do debate sobre “Juventude e recursos hídricos”, realizado na tarde de do dia (07). Esse ano, 28 jovens de 19 estados participaram das discussões relativas à inserção da juventude nos comitês. “Reestruturamos a comissão criada no ano passado e vamos trabalhar até 2018, quando acontecerá o Fórum Mundial das Águas, que será realizado no Brasil. Além disso, no próximo Encob, haverá uma mesa redonda com a com temática voltada para a juventude”, explicou Nandorf.