Representantes dos CBHs mineiros da Bacia do Rio Doce participam do Fórum de Comitês


17 fev/2017

Nos dias 14 e 15, membros dos comitês mineiros que compõem a Bacia do Rio Doce, se reuniram em Belo Horizonte, para 48º Reunião do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH).  O primeiro dia de atividades foi conduzido pelo atual coordenador do fórum, Marcus Vinicius Polignano, presidente do CBH-Rio das Velhas. O encontro também contou com a participação da diretora geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Maria de Fátima Chagas. A principal pauta levantada foi o atraso no repasse estadual referente aos recursos oriundos da cobrança pelo uso da água.

Participaram do encontro, representando os comitês mineiros da bacia do Rio Doce, Carlos Eduardo Silva, vice-presidente do CBH-Doce e presidente do CBH-Piranga; Flamínio Guerra, presidente do CBH-Piracicaba; Felipe Benicio Pedro e Willian Vagner, presidentes dos CBHs Santo Antônio e Suaçuí, respectivamente; o vice-presidente do CBH-Caratinga, Wilson Acácio e o presidente do CBH-Manhuaçu, Senisi Rocha, juntamente com a secretaria executiva adjunta do comitê, Flávia Dias.

A dinâmica do fórum foi alterada para discutir, em tempo hábil, assuntos de interesse do estado e também dos comitês. No primeiro dia do fórum, foi apresentada a nova diretoria do IGAM e a equipe que, a partir de agora, ficará responsável de oferecer apoio às agencias equiparadas. Maria de Fátima esclareceu dúvidas sobre o atraso no repasse estadual da cobrança pelo uso da água e informou que serão tomadas as providências necessárias para regularizar a situação o mais breve possível.

No segundo dia de atividades foi apresentado o calendário de reuniões do fórum para o ano de 2017 e também a avaliação da atual conjuntura do estado e do país em relação à gestão das águas e informes sobre o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que será realizado em Brasília, no mês de outubro.

Confira a pauta completa do encontro: https://goo.gl/ClE3ex