Parceria entre CBH-Suaçuí e Instituto Terra visa recuperar nascentes


28 abr/2016

Quando você recupera uma nascente, assegura água em sua terra e garante a vida. O Instituto Terra juntamente do CBH-Suaçuí já está trabalhando para revitalizar 400 nascentes em nossa região.

Preocupados com a crise hídrica e a forte estiagem enfrentada pelos municípios da Bacia do Rio Suaçuí, o Instituto Terra, em articulação com o CBH-Suaçuí, vai contemplar seis municípios com o programa “Olhos d’água”. A iniciativa tem o objetivo de promover a recuperação de 400 nascentes nas cidades de Divino das Laranjeiras, Goiabeira, Cuparaque, São Geraldo do Baixio, Galileia e Governador Valadares. Os interessados em aderir ao programa devem enviar a documentação necessária (Ficha de pré-cadastro, certidão da propriedade – ou cópia da escritura autenticada e carta de anuência – veja abaixo), devidamente preenchida ao comitê até o dia 06 de maio. As demandas recebidas serão analisadas, conforme as áreas prioritárias de cada município.

A Bacia Hidrográfica do Rio Doce foi marcada historicamente pelo desmatamento. Conta-se que, em diversos pontos, foram instaladas serrarias para a exploração da mata atlântica. Desse bioma foram retiradas madeiras nobres como o jequitibá, peroba e jacarandá. Nos espaços vazios que se formavam com a devastação era semeado o capim colonião, usado como alimento para o gado.

Com o sol escaldante, típico da região e sem cobertura vegetal, surge o processo de erosão. Esse desgaste do solo se intensifica com a chegada das chuvas, cujas águas escoam sem, no entanto, apesar do aumento da vazão, infiltrarem na terra adequadamente e abastecerem o lençol freático de forma a promover o desenvolvimento das nascentes.

Em 2010, a fim de mudar essa realidade, foi lançado pelo Instituto Terra o programa “Olhos d’água”. Até o final do ano passado, mais de 1.500 nascentes foram protegidas e revitalizadas, aumentando a vazão aos rios afluentes ao Doce. “O programa é desenvolvido por meio de parcerias. Esse ano, conseguimos recursos através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para recuperar 400 nascentes na região”, explicou Cintia Gomes, do Instituto Terra.

“As parcerias permitem a divisão das demandas para o desenvolvimento do programa. A indicação de produtores será passada pelo comitê; a universidade estará no campo, fazendo um trabalho de mobilização e colhendo a documentação necessária; o Instituto Terra fornece o material. Além disso, estamos tentando o apoio das prefeituras para o manuseio e transporte dos insumos,” disse Cintia.

Os produtores interessados em participar podem encaminhar um e-mail para cbhsuacui@gmail.com ou enviar a documentação exigida, na sede do IBIO AGB-Doce, localizada na rua Afonso Pena, 2590 – Centro Governador Valadares – MG.

Escassez hídrica na região

A Bacia do Rio Suaçuí vem sofrendo com a escassez de chuva nos últimos anos. Na região de Divino das Laranjeiras, a falta de água já é sentida há três anos. Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Agricultura do município, José Ir de Oliveira, esse ano, foi preciso adotar o rodízio de água. “A situação está caótica. Desde o ano passado, estamos usando caminhões pipa para levar água a alguns pontos da cidade. E, agora, para garantir o abastecimento a todos instituímos uma forma de rodízio em que, a cada cinco dias, uma parte da cidade recebe água”, disse, preocupado.

Declaração de Anuência

Carta de Anuência

Carta de Anuência – pequeno proprietário com posse justa

  • Pequeno produtor com posse mansa e pacífica da propriedade (no caso de herdeiros que apresentarão a escritura da propriedade, mas ainda com o nome do proprietário anterior.)

Carta de Anuência – grande produtor

  • Grande produtor  – com propriedade acima de 120 hectares.