Itambacuri recebe a Caravana das Águas do CBH-Suaçuí


24 out/2014

IMG_8996

O município de Itambacuri, que compõe a Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí, foi o primeiro a receber a Caravana das Águas do CBH-Suaçuí. O objetivo da caravana é levar as atividades do Comitê a outras cidades da bacia e conhecer de perto a realidade de cada município. No período da manhã, cerca de 250 alunos participaram da primeira atividade do evento, a apresentação da peça “O Guardião do Rio” do grupo teatral “Gota, Pó e Poeira”. À tarde, os membros se reuniram para a Reunião Ordinária, realizada no auditório da Cooperativa dos Produtores Rurais de Itambacuri.

Na abertura da reunião, a presidente do CBH, Lucinha Teixeira, o secretário executivo do Comitê, Edson Valgas  e a secretária executiva adjunta, Waleska Bretas, destacaram a importância das reuniões itinerantes para aproximar as comunidades locais do Comitê. Após a aprovação da ata da última reunião, a presidente do CBH conduziu os informes da diretoria, com a apresentação das ações que contaram com a participação de membros do Comitê, como a reunião com os candidatos ao governo do Estado, a capacitação da Polícia Militar de Meio Ambiente e a Oficina do Plano Municipal de Saneamento Básico promovido pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa) e Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae).

Em seguida, o prefeito de Itambacuri, Vicente Guedes, falou sobre a gestão de meio ambiente no município. Vicente destacou as ações desenvolvidas na cidade em prol do desenvolvimento sustentável e falou sobre a importância do apoio dos CBHs na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) dos municípios da bacia. “Eu quero agradecer a equipe do Comitê, que administrou o recurso de forma a contemplar o maior número de municípios possíveis. Quem ganha com isso não é só o CBH, mas toda a população.”

A frequência dos membros também foi pauta da reunião. Segundo o regimento interno do Comitê, após duas faltas consecutivas ou três falta alternadas e sem justificativa, a instituição perde o direito de participar do CBH. Após discussão, foi definido que os membros de entidades que estão em desacordo em relação à frequência receberão um ofício e terão dez dias para justificar as ausências. Caso não haja retorno, a instituição será automaticamente excluída.

Logo após, o diretor técnico do IBIO-AGB Doce, Edson Azevedo, apresentou o cronograma e trâmites da implementação dos PMSBs na Bacia do Rio Suaçuí.  Trinta e cinco municípios da bacia serão contemplados com a elaboração dos planos, através do recurso oriundo da cobrança pelo uso da água, instituída em 2011. “Queremos que vocês elaborem o plano com a convicção de que a cidade precisa de planejar o que se quer de avanço do saneamento em um horizonte de vinte anos. A nossa função é licitar essa empresa, que é uma facilitadora da elaboração do plano, mas o PMSB é indelegável, ele é de responsabilidade do município.”, destacou.

O analista de Programas e Projetos do IBIO-AGB Doce, Eduardo Costa, também participou do encontro e falou sobre o Programa de Recomposição de APPs e Nascentes (P52) e o Programa de Incentivo ao Uso Racional da Água na Agricultura (P22). Os membros puderam conhecer de perto todas as etapas de implantação e execução dos programas e, após discussão, definiram que será formado um Grupo de Trabalho, dentro da Câmara Técnica de Planejamento de Recursos Hídricos, para acompanhar a escolha das áreas que serão contempladas pelo P52 e P22, grupo formado por representantes da Cenibra, Instituto Terra, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Emater e Polícia Militar de Meio Ambiente.

Ao final da reunião, o representante da Guanhães Energia, Daniel Árabe Moreira e a representante da Prefeitura de Guanhães, Débora Duarte Maia, foram indicados pelo CBH-Suaçuí para compor o Conselho Consultivo do Parque Serra da Candonga. Foram escolhidos também os conselheiros que representarão o Comitê no Encontro Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica (ENCOB), que será realizado em Maceió, entre os dias 23 e 28 de novembro, e III Encontro de Integração da Bacia do Rio Doce, que será realizado em Senhora dos Remédios, de 4 a 6 de novembro. Participarão do ENCOB: Lucinha Teixeira (Prefeitura de Governador Valadares), Geraldo Magalhães (Prefeitura de Itambacuri), Carlos Eugênio (SEMAD) e Josenilto Nascimento (Instituto Terra).  Já no III Encontro de Integração, participarão: Edson Valgas (Cenibra), Lucinha Teixeira (Prefeitura de Governador Valadares), Carlos Eugênio (SEMAD), José Carlos (SAAE Itambacuri) e Tarciso Cirino do Amaral (Aspea).