CBH-Suaçuí marca presença em capacitação da 8ª Companhia de Meio Ambiente e Trânsito


13 out/2014

IMG_8899

A presidente do CBH-Suaçuí, Lucinha Teixeira, participou, no ultimo dia 02 de outubro, da capacitação dos policiais da 8ª Companhia de Meio Ambiente e Trânsito de Governador Valadares. O objetivo foi apresentar aos militares questões relacionadas à gestão de recursos hídricos.

Em sua apresentação, Lucinha explicou detalhes sobre o funcionamento e composição dos Comitês de Bacia Hidrográfica (CBH), além de destacar o papel estratégico dos CBHs junto a outras entidades. “O Comitê é um articulador de todos os setores para garantir a água em qualidade e quantidade para o uso de todos. Também abrimos os caminhos para os municípios conhecerem os projetos ambientais e buscarem soluções”, ressaltou Lucinha.

Os participantes puderam conhecer os programas deliberados pelo Comitê a partir do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce (PIRH-Doce), como o Programa de Universalização do Saneamento (P41) e o Programa de Recomposição de Áreas de Preservação Permanente e Nascentes (P52).

O CBH-Suaçuí tem como meta elaborar 35 Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) até o fim de 2015 em toda a Bacia do Rio Suaçuí. Os Planos estabelecem as diretrizes para os projetos de saneamento básico necessários à cidade, contemplando quatro eixos: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos urbanos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. A seleção e a hierarquização dos municípios a serem contemplados foram feitas conforme edital de chamamento público, em processo coordenado pelo CBH-Suaçuí.