CBH-Doce marca presença em Audiência Pública


12 fev/2015

DSC02644

Estiveram presentes no evento os vereadores Glêdston Guetão, autor da audiência; Padre Paulo; Robinho Mifarreg; Pedro da Utilar; a secretária municipal de meio ambiente, agricultura e abastecimento, Cida Pereira; o diretor do SAAE, Omir Quintino e representantes da comunidade.

A presidente da Câmara Técnica de Gestão de Eventos Críticos (CTGEC) do CBH-Doce, e presidente do CBH-Suaçuí, Lucinha Teixeira participou, no último dia 11 de fevereiro, da audiência pública: “Água responsabilidade de todos”, realizada na Câmara de Vereadores de Governador Valadares. O encontro teve como objetivo debater a crise hídrica e, na oportunidade, foram apresentadas questões relacionadas à gestão de recursos hídricos e à atuação dos Comitês de Bacia neste período de estiagem.

Em sua apresentação, Lucinha explicou sobre o trabalho que os Comitês de Bacias Hidrográficas têm feito. “A gestão de recursos hídricos é compartilhada, cada um tem o seu papel. Neste contexto, os Comitês de Bacia têm a função de articular os representantes do poder público, usuários (indústria, mineração, produtores rurais, Hidrelétricas) e da sociedade, com o objetivo de garantir água em quantidade e qualidade necessárias aos seus usos múltiplos”.

No ano de 2014, a CTGEC, que tem como competência discutir e estabelecer diretrizes para a gestão de recursos hídricos relacionados à escassez, cheias e floração cianobactérias, trabalhou no levantamento de informações, que resultaram na produção sistemática de boletins sobre o período de estiagem.  Também foi promovido um encontro entre representantes dos Serviços Autônomos de Água e Esgoto da região (SAAEs), da COPASA, da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento/ASSEMAE, dos Consórcios Municipais de Saneamento Básico com atuação na Bacia do Rio Doce, entre outros usuários para contribuir com o planejamento das ações destes setores durante período de estiagem. As atividades da câmara continuarão a ser executadas durante o ano 2015.