Governador Valadares é o maior município pertencente à Bacia do Rio Suaçuí


29 jul/2015

IMG_2072

Governador Valadares está situada no Leste do Estado de Minas Gerais e localizada na mesorregião do Vale do Rio Doce. A Princesa do Vale, como também é conhecida, foi fundada em 1938 e conta atualmente com uma população aproximada de 275.568 habitantes (Fonte: IBGE-2013).

A altitude máxima é de 1.123 m, no Pico da Ibituruna, e a mínima, de 170 m, na foz do Rio Doce. As torres avistadas no Pico da Ibituruna pertencem às emissoras de rádio e TV locais. Cercada por elas está a imagem de Nossa Senhora das Graças.

Governador Valadares tem limite com os seguintes municípios: Açucena, Alpercata, Coroaci, Divino das Laranjeiras, Frei Inocêncio, Galiléia, Marilac, Mathias Lobato, Nova Módica, Santa Efigênia de Minas, São Geraldo da Piedade, Sardoá e Tumiritinga.

DISTRITOS: Alto de Santa Helena, Baguari, Brejaubinha, Xonin de Cima, Xonin de Baixo, Derribadinha, Nova Brasília, Vila Nova Floresta, São José do Goiabal, Penha do Cassiano, Santo Antônio do Pontal, Santo Antônio do Porto, São José do Itapinoã e São Vítor.

EXTENSÃO TERRITORIAL: 2.342 km²

DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 80,19 hab/km²

CLIMA: Tropical megatérmico e subúmido, com estação chuvosa de outubro a abril e estiagem de maio a setembro. A temperatura média anual oscila em torno de 23ºC (mínima), máxima de 30ºC e média de 17ºC. A umidade relativa do ar fica em torno de 70%, com ventos predominantes na direção Nordeste.

HIDROGRAFIA: Os principais cursos d’água de Governador Valadares são os rios Doce, Suaçuí Grande, Suaçuí Pequeno e Tronqueiras, além dos córregos do Onça, Bernardos, Itapinoã, Santa Helena, Caramonho, Paca, Cassiano, Cadro, Figueirinha, Capim, Melquíades e outros menores.

RODOVIAS DE ACESSO: BR 381 para Belo Horizonte e São Paulo; BR 116 (Rio-Bahia) e BR 259 Brasília-Espírito Santo (Vitória).

SISTEMA FERROVIÁRIO: Trem de passageiros entre as capitais Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES), com capacidade para transportar 44 mil passageiros por mês, servindo 155 municípios mineiros e 43 capixabas.

SISTEMA PORTUÁRIO: Acesso ao porto do Rio de Janeiro pela BR 116; acesso ao porto de Vitória, Tubarão e Capuaba (todos no Espírito Santo) pela BR 259 e pela Estrada de Ferro Vitória-Minas (Vale).

Principais Distâncias Rodoviárias (em km)

Belo Horizonte

324

Brasília

1.041

Campo Grande

1.781

Cuiabá

1.922

Curitiba

1.337

Feira de Santana

932

Fortaleza

2.210

Maceió

1.536

Manaus

4.279

Natal

2.830

Porto Alegre

2.040

Porto Seguro

628

Porto Velho

3.378

Recife

1.743

Rio de Janeiro

601

Salvador

1.054

São Paulo

914

Teófilo Otoni

137

Vitória

439

Vitória da Conquista

525

(Fonte: DER/MG)         

REDE BANCÁRIA: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Itaú, Banco Bradesco, Banco Mercantil, Banco HSBC, Unibanco, ACCREDI, CREDIRIODOCE, Banco Popular e Big Card.

PRINCIPAIS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Emissoras de Rádio: FM – Rádio Novo Tempo, Transamérica, Cultura, Mundo Melhor, Imparsom; AM – Globo, Mundo Melhor;

Emissoras de TV: Emissoras locais: Inter TV dos Vales (Globo), TV Leste (Record), TV Rio Doce e TV Kefas;

Emissoras com sinais na cidade: Band, SBT, Canção Nova, Rede TV e Record;

TV a Cabo: Duas empresas, totalizando 85 canais;

Internet: Trêsempresas prestam serviços, sendo a Telemar, que disponibiliza o sistema Velox; Super-I, com a internet a cabo; e a WKVE, com conexão discada e a rádio;

Jornais impressos: Diário do Rio Doce, Olho Mágico, Jornal Laboratório Circulando (Universidade Vale do Rio Doce), Jornal Hoje em Dia (sucursal).

ATRATIVOS TURÍSTICOS

Pico da Ibituruna

Com 1.123 m de altitude, possui as melhores térmicas (massas de ar quente em ascensão) do mundo e se consagra como cenário nacional e internacional na prática do voo livre. Além do voo livre, a área do pico é propícia para a prática de outros esportes de aventura. É uma marca registrada de Governador Valadares, sendo um dos seus mais lindos cartões postais.

Ilha dos Araújos

Bairro residencial contornado pelo Rio Doce, que, com o barulho da correnteza de sua água quebrando entre as pedras no fundo, ajuda a compor o cenário de beleza e tranquilidade do lugar. O bairro é ponto de prática de esportes, como caminhada, corrida e ciclismo pelo calçadão, que conta 4,5 km de extensão intensamente arborizados.

Açucareira

Antiga usina de cana-de-açúcar, a Açucareira (CARDO – Companhia Açucareira Rio Doce) foi tombada como patrimônio histórico de Governador Valadares. Seu prédio será convertido em um grande centro cultural.Funcionou entre 1948 e 1963.

Praça dos Pioneiros

Todas as quintas-feiras e domingos reúnem-se os cidadãos valadarenses para apreciar a Feira de Artesanato, mais conhecida como a tradicional “feirinha”. Adultos, jovens e crianças apreciam os deliciosos quitutes dos comerciantes, além de programas culturais, que são constantes na Praça dos Pioneiros.

Praça Serra Lima

É uma homenagem a um dos pioneiros de Governador Valadares, ao homem que projetou a área central da cidade. A praça é um dos pontos mais tradicionais de Valadares e não passa despercebida. Possui um chafariz com iluminação e muitos oitis (árvore urbana predominante).

Praça da Estação

Recém-vitalizada, ela abriga uma locomotiva fabricada em 1925, em Dusseldorf, Alemanha, que foi utilizada na construção da Estrada de Ferro Vitória-Minas e tombada como patrimônio histórico municipal.

Ponte do São Raimundo

Foi a primeira ponte construída na cidade graças ao progresso da BR 116 (Rio-Bahia). Quem passa por ela vê a grande extensão do Rio Doce e a cidade ao fundo.

Rio Doce

Visto em vários bairros da cidade, o Rio Doce é admirado por sua largura e comprimento. Em toda a sua margem há árvores e grama. Alguns pontos com pedras emitem um som inconfundível. Pássaros também são vistos com frequência, como garças e outras espécies.

Teatro Atiaia

O nome Atiaia, em Tupi-Guarani, significa “Raio de Luz”. Inaugurado no dia 1º de maio de 1982, o teatro tem capacidade para 400 pessoas e um completo sistema de luz, som e refrigeração.

O espaço, destinado a eventos, estimulou e ampliou a programação cultural da cidade. O primeiro espetáculo encenado foi a comédia “E”, do diretor Millôr Fernandes. O advento do Teatro trouxe à tona a experiência de produção artística na região, revelando inúmeros talentos.

O reconhecimento do teatro tornou Valadares parte integrante de roteiros culturais de grandes peças e shows de estrelas brasileiras. Grandes projetos locais e regionais foram realizados pelo governo municipal, iniciativa privada e sociedade civil organizada, com o objetivo de formar uma memória histórico-cultural de nosso país e abrir caminho para as próximas gerações.

Museu da Cidade

O Museu da Cidade foi fundado em 1983. O espaço abriga uma variada gama de objetos, com um acervo de mais de 1.200 peças, desde instrumentos de suplício (utilizados para castigar escravos), trajes litúrgicos antigos, aparelhos telefônicos, cerâmicas indígenas, documentos e fotografias até pequenas curiosidades, como a cópia da Planta Original do Traçado da Cidade.

Confira os Bens Históricos Tombados em Governador Valadares. Clique aqui.

Cachoeiras

O calor intenso de Governador Valadares, que dura praticamente todo o ano, faz dos passeios pelas cachoeiras um refrescante atrativo. São quedas d’água de vários tamanhos, formas e inclinações, algumas das quais ainda pouco exploradas e frequentadas. As mais conhecidas pelos moradores e visitantes que aqui chegam são:

– Cachoeira do Porto: Localizada no distrito de Pontal, a 34 km de Valadares (acesso pela BR 259). O bar e restaurante funcionam aos sábados, domingos e feriados, de 9 às 22 horas.

– Cachoeira Véu da Noiva: Com uma queda de 32 m, a cachoeira apresenta condições ideais para a prática do rapel. Localiza-se a 36 km de Valadares, no distrito de Pontal (acesso pela BR 259). Aberta à visitação 24 horas.

Parque Natural Municipal

Inaugurado no dia 6 de fevereiro o Parque Natural Municipal é uma obra lançada pela Prefeitura em parceria com a Vale. Com 403 mil m² às margens do Rio Doce, o Parque, além de proteger os remanescentes da Mata Atlântica é uma espaço para pesquisas científicas, atividades de educação ambiental, de recreação e de turismo ecológico. O parque conta com playground, trilhas ecológicas, centro de educação ambiental, espaço para exposições, horto, dois mirantes, estacionamento para 160 veículos, sede administrativa e um auditório com capacidade para 100 pessoas, e em breve lanchonete.

  •    Onde fica

Localizado na estrada que liga Valadares ao distrito de Derribadinha, o Parque Natural Municipal está a um quilômetro do Minas Clube, no bairro Elvamar.

  • Horário de funcionamento

De terça a domingo, e feriados das oito às 17 horas.

  • Trilhas

Dois grupos saem de terça a domingo, e feriados. O primeiro às 9h e o segundo às 14h30. Um monitor estará de plantão na recepção recebendo os nomes de todos os interessados.

Para visitas de grupos (amigos, família ou alunos) é preciso ligar com antecedência para fazer o agendamento, que pode ser feito pelo telefone 3271.7480 ou pelo email: parque@valadares.mg.gov.br.

www.trilhasdoriodoce.com.br

EVENTOS ANUAIS

Festa da Fantasia

Uma das maiores do gênero no Brasil e a maior de Minas Gerais, a Festa da Fantasia conta com a participação de cantores e grupos musicais nacionais.

Gevê Folia

Carnaval temporão que ocorre todo ano, geralmente em abril. Em 2007, foi eleita a micareta mais segura do país. Com excelente estrutura e bandas nacionais, a festa movimenta a cidade e sua economia.

Expoleste

A Expoleste é a maior feira empresarial do Leste de Minas. Ela reúne diversos setores da economia e promove a interação entre público/consumidor, fornecedores, imprensa e meio empresarial. Sua credibilidade levou-a à inclusão no calendário oficial de eventos da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio de Minas Gerais e no Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Expoagro

A Exposição Agropecuária é realizada durante uma semana, no mês de julho, e é promovida pela União Ruralista Rio Doce. Da programação constam exposições, leilões, concursos de animais, rodeios, vaquejadas e shows. A Exposição é o maior evento do setor agropecuário, com destaque para bovinos e equinos da região do Vale do Rio Doce. O evento vem atraindo cada vez mais visitantes e expositores das diversas regiões de Minas Gerais.

ESPORTES

O Município possui uma plataforma de voo livre no Pico da Ibituruna que é bastante conhecida internacionalmente pelos praticantes deste esporte, tornando-se sede de vários campeonatos nacionais e internacionais.

O clube representante do Município no campeonato mineiro de futebol é o Esporte Clube Democrata (Democrata/GV). As partidas da equipe são disputadas no Estádio José Mammoud Abbas, apelidado pelos valadarenses de “Mamudão”. O clube também foi um dos primeiros a ser treinados pelo técnico de futebol Wanderley Luxemburgo.

Outra modalidade esportiva bastante comum na cidade é a canoagem, praticada no Rio Doce.

Fonte: Prefeitura de Valadares