Conheça Resplendor


25 set/2015

IMG_6358

Foi no final do século XIX que se iniciou o propriamente dito desbravamento das terras que compõem o município de Resplendor, em virtude das dificuldades que os sílvicolas “aimoré ou aimorés ou botucudos” apresentavam no retardamento da civilização local, pois, durante muito tempo, resistiram ao assédio dos homens brancos, oferecendo-lhes resistência heróica contra as usas pretensões de domínio e de conquistas.

Guido Thomaz Marlhiére, cidadão francês, nascido em 03 de dezembro de 1767, em Jarnage – antiga província de Marche – que por D. João VI foi nomeado inspetor das Divisões Militares do Rio Doce, teve papel relevante quanto à civilização finalmente obtida na região.

Tanto o município de Resplendor, quanto as localidades vizinhas, foram favorecidos pelo trabalho heróico, ponderado e útil à região, desenvolvido pelo francês Guido Marliére.

Muitos outros desbravadores contribuiram para o desenvolvimento do município entre eles: o Coronel Manoel Gonçalves de Morais Carvalho, que em torno de 1880, obteve a sesmaria localizada às margens do Córrego Pião; Emílio Brostel, que se localizou na cabeceira do Córrego Santaninha, assim como, Joaquim Gonçalves Meira, Clementino Brum, Joaquim Agostinho Barbosa e seu sobrinho Elias Barbosa. Estes homens, experimentados e dinâmicos, foram os primeiros que se instalaram com fazendas e negócios na região do município de Resplendor.

Mais tarde, a Estrada de Ferro Votória – Minas veio como fator decisivo e preponderante para o desenvolvimento econômico da região, já que seus trilhos cortavam as terras locais facilitando o acesso e, sobretudo, determinaram a localização de uma Estação em que os engenheiros da ferrovia denominaram de Resplendor, em face de existir perto do local uma pedra que ao ficar exposta ao sol, refletia uma luminosidade em profusão.

Foi em torno dessa estação ferroviária que a cidade começou a desenvolver-se e que a denominação do município teve a sua origem.

Gentílico: resplendorense.

Formação Administrativa 

O povoado foi elevado à categoria de distrito através da Lei nº 556, datada de 30 de agosto de 1911, integrante do município de Caratinga, sendo posteriormente integrado ao município de Aimorés.

Pelo Decreto-lei nº 148, datado de 17 de dezembro de 1938, o até então distrito de Resplendor no termo do município de Aimorés, perdeu parte de seu território para a criação do distrito de Ituêta e através desse mesmodecreto-lei, Resplendor foi elevado à categoria de município tendo Ituêta como seu distrito, cuja instalação do município ocorreu em 01 de janeiro de 1939.

Atualmente o município é composto por 06 distritos: Resplendor (sede), Bom Pastor, Calixto, Campo Alegre de Minas, Independência e Nicolândia.

Fonte Prefeitura Municipal de Resplendor