Interferências Humana


11 dez/2015

IMG_2305

Devastação

Ao longo da ferrovia Vitória/Minas, foram sendo instaladas serrarias para a exploração da Mata Atlântica, dela extraindo madeiras nobres como jacarandá, a peroba, o jequitibá entre outras.

A cobiça dos pecuaristas promovia a devastação das matas para o plantio de capim, que se transformava em taquara quando consumido pelo gado.

Siderurgia

A primeira usina, uma forja catalã, foi instalada em João Monlevade, em 1825, nas margens do Rio Piracicaba. As maquinas necessárias para sua instalação foram levadas até ali por Guido Marlieri, que que era um apaziguador dos índios na região.

Mineração

A exportação de minério de ferro para o exterior só foi iniciada em 1940, com a formação da Cia. Brasileira de mineração e Siderurgia, que acampou também a Estrada de Ferro Vitória-Minas. O primeiro Carregamento de minério aconteceu em julho de 1940, destinado à Inglaterra.

No contexto da mineração, é impossível não ressaltar o desastre ambiental e social proveniente do rompimento das barragens de Fundão e Santarém, da mineradora Samarco, em Mariana/MG na tarde do dia 5 de novembro de 2015.

Fonte: Livro Rio Doce 500 anos