CBHs do Rio Doce celebram Semana Mundial da Água com atividades em Brasília/DF


20 mar/2018

As discussões sobre o futuro da água no mundo foram realizadas em mesas de debates e painéis, no 8º Fórum Mundial. Fórum Alternativo defendeu acesso irrestrito ao recurso.

A cidade de Brasília/DF recebe, desde o último sábado, representantes de todo o mundo e é palco de amplas discussões sobre o futuro da água no planeta. Conselheiros de nove CBHs afluentes ao Rio Doce e do Comitê Interestadual, o CBH-Doce, participam das atividades programadas para a Semana Mundial da Água, com representação em três espaços destinados ao debate sobre as formas de gestão e ações de aumento da disponibilidade hídrica. São eles: o 8º Fórum Mundial da Água, a Vila Cidadã – espaço gratuito, de atividades formativas, culturais, interativas e sensoriais – e o Fórum Alternativo Mundial da Água.

8º Fórum Mundial da Água

O quarto dia de atividades do Fórum Mundial da Água, realizado pela primeira vez em um país do hemisfério-sul, foi marcado por apresentações em diversos eixos temáticos, como crise hídrica, a relação entre a água e a produção agrícola e de alimentos, gestão integrada de nascentes e restauração de ecossistemas aquáticos. A porção mineira da Bacia do Rio Doce foi representada pelo presidente do CBH-Piranga, Carlos Eduardo Silva, e o conselheiro José Geraldo Rivelli; pelo presidente do CBH-Santo Antônio, Felipe Benício Pedro, pela secretária executiva do CBH-Suaçuí e presidente do CBH-Doce, Lucinha Teixeira; e pelo presidente do CBH Manhuaçu, Senisi Rocha. O Comitê de Integração também foi representado pelos conselheiros Humberto Savelli, Odorico Pereira de Araújo e Sebastião Tomás. Já a porção capixaba da bacia contou com a participação da conselheira do CBH-Guandu, Ana Paula Bissoli e do CBH-Barra Seca e Foz do Rio Doce, Fabiano Rangel.

Vila Cidadã

Um espaço pertencente ao 8º Fórum Mundial da Água, mas com atividades gratuitas, voltadas à conscientização sobre o uso eficiente dos recursos hídricos e apresentação de casos de sucesso e soluções alternativas, movimentou o setor de eventos do Estádio Nacional Mané Garrincha. A Vila Cidadã, como foi chamada, também contou com a presença de conselheiros dos CBHs do Rio Doce. Entre eles, Iusifith Chafith Felipe (CBH-Doce), Felipe Benício Pedro (CBH-Santo Antônio), Eduardo Vivacqua (CBH-Guandu), André Barcellos (CBH-Santa Maria do Doce), Marcos Birchler (CBH-Pontões e Lagoas do Rio Doce) e Jonas Chequetto (CBH-Barra Seca e Foz do Rio Doce).

FAMA

Em paralelo às atividades do 8º Fórum Mundial da Água, estão sendo realizadas discussões abertas ao público, com temáticas sociais e políticas, relacionadas à água. O Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA), que está sendo realizado no Parque da Cidade de Brasília, tem como objetivo promover o debate entre organizações e movimentos sociais de todo o mundo, que lutam em defesa da água como direito elementar à vida e como bem comum. As atividades do FAMA da última terça-feira contaram com a participação do conselheiro do CBH-Piranga, Wanderci dos Reis; do presidente, Ronevon Huebra, e dos conselheiros do CBH-Caratinga, Nádia Rocha e Wendey Pires; além do conselheiro do CBH-Santa Maria do Doce, Vagner Nandorf. Durante o encontro, Huebra relembrou a importância de uma discussão ampla e democrática sobre o futuro da gestão dos recursos hídricos. “No FAMA temos uma visão da sociedade civil, que defende o acesso irrestrito a esse recurso tão importante, que é a água e que, nos últimos anos, está cada vez mais escasso em grande parte do mundo”, destacou.

Palavra do membro

Para o presidente do CBH-Santo Antônio, Felipe Benício Pedro, que acompanhou as atividades do 8º Fórum Mundial da Água, Vila Cidadã e FAMA, as discussões da semana em que se comemora o Dia Mundial da Água estão abordando temas de interesse geral e possibilitado o debate entre os diversos setores que cuidam das águas ao redor do mundo. “Espero que as decisões aqui tomadas possam nortear ações de melhoria dos nossos recursos hídricos. As palestras e apresentações renderam boas indagações. Fiquei também muito feliz com a participação da comunidade, em especial das crianças, nas atividades da Vila Cidadã”, disse.

Confira as fotos do Fórum.

Fórum Alternativo de Água