CBH-Suaçuí convoca autoridades para discutir o Saneamento Básico


7 jul/2017

Seminário de Saneamento reunirá municípios, especialistas, órgãos reguladores e entidades financiadoras para tratar sobre a implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí (CBH-Suaçuí) promove, no dia 12 de julho (próxima quarta-feira), a primeira edição do Seminário de Saneamento Básico. O evento, previsto para iniciar às 12h30, na sede da Ardoce em Governador Valadares, reunirá membros dos comitês da bacia, representantes dos municípios, especialistas, órgãos reguladores e entidades financiadoras para esclarecer dúvidas frequentes entre os gestores municipais em reação à implantação efetiva das ações previstas no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

A fim de contribuir para a formação dos gestores municipais ligados aos serviços de saneamento, o encontro será marcado por palestras como: Panorama do Saneamento Básico na Bacia do Rio Suaçuí; Como colocar em Prática os Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) e a Prestação e Regulação de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário.

CBH-Suaçuí tem saneamento como prioridade em suas ações

Por acreditar que o aprimoramento dos serviços de abastecimento de água, drenagem urbana, resíduos sólidos e esgotamento sanitário refletem direta e indiretamente na qualidade da água dos mananciais, O CBH-Suaçuí, juntamente com o CBH-Doce investiram mais de R$ 3,7 milhões na elaboração do PMSB de 36 municípios da bacia. O PMSB traça, através de um diagnóstico sobre a situação dos serviços ligados ao saneamento básico no município, diretrizes para que, em curto, médio e longo prazo, sejam sanados problemas envolvendo os quatro eixos do serviço: abastecimento de água, tratamento de esgoto, drenagem urbana e coleta e destinação de resíduos sólidos. Além de ser uma ferramenta importante para os administradores municipais, o plano é uma exigência legal e pré-requisito para a solicitação de recursos federais destinados a obras de saneamento.

Veja a programação

12h30 – Credenciamento

13h – Abertura e composição da mesa

14h – Palestra Panorama do Saneamento Básico na Bacia do Rio Suaçuí – Alessandro Saraiva Loreto – UNEC

14h40 – Perguntas e Debate

15h – PMSB – Como colocar em Prática – Jaime Costa da Silva e Carlos Eduardo Silva FUNASA

15h40 – Perguntas e Debate

16h – Prestação e Regulação de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento sanitário – Elbert Figueira Araújo, Paula Almeida  – ARSAE

16h30 – Perguntas e Debate

16h50 – Encerramento

17h – Coffee Break

Serviço

Dia: 12/07/2017
Horário: 12h30
Local: Ardoce
Endereço: Rua Quatorze, 158, bairro Ilha dos Araújo – Governador Valadares/MG