Apresentação

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí foi instituído em 29 de dezembro 2005, após um trabalho de mobilização em municípios da área da bacia, realizado com o apoio do Instituto Pró-Rio Doce. Ele integra o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, sendo um órgão deliberativo, normativo e consultivo.

O CBH Suaçuí tem a finalidade de promover a gestão participativa e democrática dos recursos hídricos da bacia, visando à melhoria contínua da qualidade e quantidade de suas águas. Cabe ao comitê, ainda, a aprovação do Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Doce (PIRH Doce), do Plano de Ação de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Suaçuí (PARH Suaçuí) e do Plano de Aplicação Plurianual (PAP) dos recursos da bacia, bem como acompanhar suas execuções.

Criado por Decreto Estadual Nº 44.200/2005, o CBH Suaçuí é um órgão colegiado composto por 36 membros titulares e 36 suplentes, que representam de forma paritária o poder público estadual, o poder público municipal, os usuários de recursos hídricos e as entidades da sociedade civil com ações na bacia.